Março 2021
Foi através da recomendação de um parceiro da Cognitive que este cliente chegou até nós. O reconhecimento na qualidade do trabalho e a capacidade de enfrentar desafios que encontrem soluções não convencionais, foi o ponto de partida para a participação da Cognitive neste projeto.
O projeto do Intermarché, em Lagos, visava a remodelação do espaço da sua parafarmácia, onde uma grande componente de transformação do espaço e do negócio passava pela integração de elementos tecnológicos e comunicacionais, trilhando assim o caminho da transição digital de um espaço tipicamente tradicional.
No projeto constavam diversos suportes de comunicação que sugeriam potenciar o negócio, oferecendo mais e melhores experiências de compra aos seus clientes. Para o conseguirmos, foi necessário pensar detalhadamente na proposta existente, revendo todas as necessidades listadas e pensado no benefício máximo do cliente.
Como é a nossa metodologia core, iniciámos a análise deste projeto privilegiando a solução mais impactante para qualquer cliente, o conteúdo digital. Tendo por base um projeto fechado de loja, proporcionámos ao Inter Saúde potenciar a transformação cada transeunte em visitante e de cada visitante em cliente. O grande objetivo é, e sempre será, maximizar a experiência dos clientes e gerar good will e fidelização perante a marca e o espaço.
A par de compreender qual a melhor comunicação e conteúdo digital para a marca em questão, foi igualmente importante aferir qual o seu “cliente típico”, para que a solução permitisse dar as respostas certas face às necessidades especificas deste cliente.
Sendo um espaço que se localiza no interior de um centro comercial, e por forma a atrair a atenção de transeuntes e clientes à distância, procedemos à instalação de um ecrã de grandes dimensões na montra (2m x 2.5m), com o objetivo de exibir conteúdos que promovam o espaço e convidem à visita. Desde promoções, campanhas ou novidades, é possibilitado ao Cliente exibir os mais diversos conteúdos para atrair e convidar à visita.
Uma vez dentro do espaço, existem diversos lineares organizados por categorias, onde foram instalados suportes para comunicar junto ao produto. Este tipo de suporte permite potenciar as vendas, escoar stocks ou promover novidades e lançamentos.
Na secção de produtos de pele, foi instalado um ecrã interativo que disponibiliza um teste virtual de pele, podendo ser explorado pelas diferentes marcas disponíveis no espaço, promovendo e recomendando os produtos ajustados ao perfil de pele de cada pessoa. Este suporte permite libertar recursos para outras atividades e atribui um valor acrescentado à experiência de compra do cliente.
No corner de serviços, espaço dedicado a ações diferenciadas (como por exemplo, formações de maquilhagem), foi instalado um ecrã para comunicar ações a decorrer. Este ecrã tem a particularidade de ser tátil, permitindo dar um apoio visual quando necessário à ação que aí esteja a decorrer.
No expositor de maquilhagem, onde existe um pequeno nicho para promoções de marcas parceiras, foi instalado um pequeno ecrã que visa exibir e evidenciar os atributos dos produtos aí expostos, dando dicas de utilização e mostrando os atributos e benefícios de cada um.
Na zona do balcão de atendimento, o cliente encontra um sistema de gestão de atendimento para ordenação de filas de espera. Este sistema, além de disponibilizar as senhas para atendimento, permite a extração de métricas valiosas, como, por exemplo, o número de clientes diário (por caixa e colaborador), número de senhas chamadas, perdidas e rechamadas, entre outros. Paralelamente a este sistema encontra-se, no retro balcão, um ecrã de grandes dimensões que exibe os números de senhas chamadas e comunica promoções e produtos, estimulando a compra por impulso.
Por fim, foi produzido um catálogo digital à medida do cliente, instalado no balcão, que permite aos clientes consultar todos os produtos disponíveis. O principal objetivo é permitir a compra de qualquer produto, mesmo que seja por encomenda, para que uma venda nunca seja perdida por falta de stock momentâneo. Este catálogo está disponível em três idiomas, encontra-se dividido em categorias para uma fácil pesquisa e permite comunicar através de banners. Tudo isto é gerido através de um backoffice desenvolvido especificamente para o projeto, dando total liberdade de gestão ao Inter Saúde.
Todos estes suportes podem ser geridos através de um software cloud de gestão de conteúdos adaptado ao cliente, que permite, entre outros, agrupar ecrãs para maior facilidade na disseminação de playlists especificas, exibição de conteúdos HTML e screen savers com call to action nos suportes interativos, e ainda recolher métricas de uso. Tudo de forma simples e rápida, libertando os colaboradores para se focarem no core das suas funções.