Julho 2018
O Desafio
Como pode uma sociedade de advogados, líder em inovação internacional, digitalizar os seus escritórios? Adotando tecnologias disruptivas, mantendo em simultâneo uma descrição e sobriedade caracterizada pelo tipo de negócio, e unindo a tecnologia com a arquitetura do edifício já definida e em construção.
Como abordámos o desafio
Sendo um espaço corporate começámos por analisar os tipos de pessoas que circulariam e vivenciaram os diferentes espaços - colaboradores, clientes e visitantes. Partindo destas tipologias, analisámos a circulação pelos espaços, os diversos touch points e locais funcionais, por forma a identificar quais as necessidades reais e a tecnologia que melhor respondesse em cada momento. Na componente de definição do projeto tecnológico foi ainda necessário ter em conta o projeto arquitetónico do edifício, que por estar já definido e em construção trouxe um grau de complexidade adicional.
A Solução
Recepção
A zona de receção é a zona onde circulam todas as tipologias de utilizadores, sendo que é onde a maioria dos utilizadores tem o primeiro contacto com o espaço da VdA.
A peça central deste espaço é um painel LED de alta resolução com 7m x 3m em substituição de uma parede de alvenaria. Este painel destina-se à exibição de conteúdos de arte digital, bem como para informações diversas e boas vindas a clientes e visitantes.
A receção por ser um espaço amplo de grande dimensão, e pela sua ligação direta ao auditório, foi eleito como o local de eventos internos e externos. Instalámos assim um sistema de 4 colunas e 2 subwoofers de grande potencia em locais discretos, bem como tomadas para ligação de sistema externos ao som central do edifício, tendo este ficado capacitado para receber eventos de tipologia variada. O sistema de vídeo que alimenta o painel LED encontra-se igualmente conectado ao sistema de áudio da receção, permitindo, entre outros, realizar live streamings diretamente do auditório para a receção.
Para comodidade e simplicidade de manuseamento, todos estes sistemas podem ser controlados a partir de uma app desenvolvida especialmente para este projeto que permite a colaboradores selecionados, controlar as fontes e vídeo e áudio, bem como o volume, conteúdo, etc.
Auditório
O auditório, com cerca de 140 lugares sentados, é um espaço que, do ponto de vista arquitetónico, apresenta alguns desafios para a implementação de sistemas audiovisuais. O espaço é circundado em duas faces por painéis de vidro, o que levantou questões ao nível da sonorização, apresenta um pé direito e declive reduzidos, suscitando questões ao nível de visualização de palco e sistemas audiovisuais, e, por fim, possui zonas técnicas reduzidas que libertam pouco espaço para albergar equipamentos. Por estes motivos, trabalhámos em estreita colaboração com os Responsáveis de obra, Engenheiros e Arquitetos, adaptamos estruturas e arquitetura por forma a responder às necessidades funcionais do espaço.
Dentro da sala, foram instaladas colunas de pequeno perfil e alta capacidade para que não desvirtuassem da arquitetura do espaço, respondendo, no entanto às necessidades de áudio, tendo ainda em conta os materiais e respetiva absorção e reflexão de ondas de som, chegando inclusivamente a construir um espaço no palco para ocultação das unidades de subwoofer. Na sala encontra-se igualmente 3 camaras controladas remotamente para captação de vídeo, pensadas para videoconferências ou para gravação de eventos ou transmissão via web.
No palco encontra-se uma tela de projeção de 6m x 3m, alimentada por dois projetores de topo com grande potencia de luz, instalados em dois elevadores feitos à medida para esta obra. Os dois projetores funcionam em Edge Blending, o que permite uma imagem única na tela com, aproximadamente, 3840 pixéis de largura por 1080 pixéis de altura, e ainda diferentes configurações de imagem e múltiplos modos de apresentação. Ainda no palco, encontram-se microfones de púlpito, lapela ou mesmo de cabeça, todos sem fios e de grande alcance, bem como monições de vídeo variadas como um monitor de ponto integrado no palco, ou monitores de mesa para apresentadores.
Na régie, encontram-se todos os equipamentos de controlo de vídeo e imagem, instalados em rack, bem como 3 PC para controlo e captação de todos os sistemas.
Visto que o auditório tem uma utilização quase diário, imperava a necessidade de manuseamento acessível dos audiovisuais instalados. Assim, e à semelhança do que foi feito para a receção do edifício, criámos uma aplicação que permite controlar, de uma forma simples, todos os equipamentos do auditório incluindo a iluminação, estores e blackouts. Esta aplicação, alojada em tablets, permite um controlo a partir do interior da sala, facilitando o uso em eventos internos ou de menores dimensões.
Salas de Reunião
As salas de reunião com diversas variantes entre si, foram pensadas em função do espaço, objetivos e funcionalidade.
Salas com videoconferência
Estas salas caracterizam-se por beneficiar de um ecrã profissional de 65’’, integrado numa parede desenhada à medida para albergar os equipamentos audiovisuais. Nesta parede encontram-se todos os equipamentos de apoio à sala, nomeadamente camara de videoconferência, colunas e amplificador de som, sistema de gestão de cabos e sinal, e também sistema de apresentação sem fios.
Apesar de todas as salas estarem equipadas com sistema de apresentação sem fios, foram ainda instaladas nas mesas calhas técnicas de redundância para conectar diversos equipamentos ao sistema audiovisual de cada sala.
Salas sem videoconferências
Neste tipo de salas, dada a sua reduzida dimensão, optou-se pela instalação de projetores de ultracurta distância, com telas tencionadas. Aqui, todos os equipamentos periféricos foram instalados nas mesas, em espaços desenhados especificamente para o efeito, e a conectividade pode ser realizada, uma vez mais, através dos conectores de mesa ou através de sistema de apresentação sem fios.
Sala de conselho
A sala de conselho, desenhada para cerca de 40 pessoas sentadas numa mesa de grandes dimensões, apresentou inúmeros desafio de integração tecnológica devido à arquitetura e materiais de construção do espaço. Esta sala, pensada para receber mensalmente a reunião de sócios, foi equipada com um projetor vídeo e tela de projeção tencionada. Dado o comprimento da sala, foi instalado um microfone amovível em cada lugar por forma a que cada pessoa se consiga fazer ouvir em qualquer ponto da sala. Para este sistema, foram ainda instaladas diversas colunas de som para uma disseminação ideal de áudio por toda a sala. A coluna que se encontra atrás do orador (pessoa que se encontra com o microfone ligado num determinado momento) desliga-se nesse momento para que o mesmo não se oiça a si próprio.
Também nesta sala foram instalados sistema redundantes de apresentação que permitem realizar apresentação através dos conectores da mesa ou através de sistemas sem fios. Com mais de 60 cabos de vídeo e áudio para gerir no interior da mesa, foram instaladas unidades automáticas de gestão de sinal possíveis de controlar desde o exterior.
Todo os equipamentos, bem como outros aspetos das diversas salas como iluminação, cortinas ou mesmo os vidros inteligentes (que variam entre o opaco e o transparente) que separam as salas de áreas comuns, podem ser controlados a partir de uma app desenvolvida especialmente para o efeito.
Lounge
Para o lounge foi concebida uma peça desenhada e fabricada à medida. Um candeeiro, com 6 metros de diâmetro, fixado na laje do edifício, forrado a painéis Led tanto no interior como no exterior. Na face interior, os painéis cumprem integralmente os 360º, permitindo a exibição de conteúdos diferenciados. Já no exterior, os painéis de vídeo ocupam apenas 120º, uma vez que parte da área externa não tem um ângulo de visualização adequado por estarem relativamente próximos dos limites da sala.
Os painéis da face exterior, são igualmente alimentados por vídeo ou outros conteúdos diferenciadores, sendo igualmente possível despoletados conteúdos específicos por sensores de movimento instalados no topo do candeeiro. Este espaço encontra-se equipado por um sistema de som, com colunas de encastre, que permite a disseminação de música ambiente alimentado por uma box da Cognitive Music.
Para este espaço, e sendo um espaço multifuncional, foi ainda desenhado um sistema amovível para fixação de 6 ecrãs de 50’’ e respetiva passagem e gestão de cabos para utilização em ações de formação e reuniões mensais de planeamento.
Refeitório
No refeitório foi instalado um videowall composto por 12 ecrãs de 55’’ organizados num mosaico de 4x3. Este ecrã é gerido através de uma unidade central que comunica com unidades locais instaladas na retaguarda de cada ecrã, e que permitem, entre outros, realizar a gestão dos ecrã e do conteúdo. Este ecrã, com uma resolução de 7680p x 3240p, permite diferentes configurações e fontes de vídeo, imagem e HTML5 em simultâneo, bem como a exibição de Live TV ou emissão vinda do auditório.
Este espaço encontra-se igualmente equipado por um sistema de som, com colunas de encastre que permite a disseminação de áudio vindo do videowall, como por exemplo no caso do Live TV. No dia a dia, o sistema de som é utilizado como sistema de música ambiente, alimentado pela box da Cognitive Music.
Conteúdos
Em todo o projeto a Cognitive desenvolveu os conteúdos de vídeo para os diversos painéis e ecrãs do edifício. Os conteúdos desenvolvidos variam entre a simples compilação e edição de footage, à elaboração de vídeo totalmente compostos por elementos 3D e Motion Design, pensados e desenhados à medida do cliente e da arquitetura do edifício.