Este website foi otimizado para desktop.
Por favor expanda a sua janela de browser.

Todas as Soluções


Todos os Serviços


Usamos cookies para medir tráfego no website. Leia a nossa Política de Cookies.

Nova SBE

O novo campus da Universidade Nova SBE em Carcavelos, inaugurado em 2018 conta com tecnologia e conceptualização por parte da Cognitive Technologies.

Chamada inicialmente para apoio ao nível consultivo na conceção de soluções de audiovisuais com gestão integrada para as salas de aula, auditórios e anfiteatros a Cognitive Technologies desenvolveu um trabalho E2E, tendo ficado igualmente responsável pela aquisição e instalação de todas as soluções idealizadas.
Após a análise exaustiva de necessidades e requisitos funcionais e operacionais, foram então estabelecidas as tipologias de equipamentos, integrações e processos de instalação e gestão que melhor respondiam as exigentes necessidades operacionais da uma universidade com a dimensão e disseminação horizontal que o campus de Carcavelos apresenta.


O Desafio




Estando a obra já numa fase adiantada na altura em que a Cognitive Technologies foi chamada a intervir no processo, um dos principais desafios encontrados prendeu-se com a falta de infraestrutura para acomodar os equipamentos e respetivas cablagens, tendo sido necessário intervir ao nível de implementação de projeto, sem desvirtuar o mesmo e dentro do que ainda era possível executar, tendo em vista a mínimo impacto financeiro para o dono de obra. Foi igualmente necessário encontrar soluções que permitissem responder a questões de grande importância para as necessidades de gestão continuada do campus, tendo em vista o mínimo impacto ao nível de recursos humanos e financeiros no dia a dia. Temas como a gestão integrada e remota de equipamentos, a minimização de pontos de stress nos sistemas, o desenho de uma solução capaz de gerir equipamentos de diferentes fabricantes, etc, foram alvo de análise aprofundada e detalhada. Por fim, e tendo sido uma obra totalmente financiada por apoios voluntários de empresas e particulares, foi necessário levar em conta o custo total da aquisição, desenvolvimento e implementação de soluções que, não desvirtuando o posicionamento de uma Universidade com o peso e reputação da Nova SBE, fossem compreendidas dentro de uma razoabilidade orçamental.


As Soluções


Salas de Aula




Para as 55 salas de aula, com algumas variantes em dimensão e distribuição de espaço entre si, foi definido um sistema de apresentação e vídeo por meio de projeção, bem como um sistema de som composto por 4 a 6 colunas (dependendo da dimensão da sala) encastradas em tetos suspensos. Dada a alta incidência de luz solar nestes espaços, foram selecionados projetores de alta capacidade iluminística, para um bom funcionamento em qualquer situação ou hora do dia. Estes projetores foram ainda selecionados tendo em conta os custos de manutenção futuros, assim todos os projetores instalados em sala de aula contam com uma fonte de luz laser e uma vida estimada de 20.000 horas de vida. A gestão e injeção de fontes de sinal vídeo e áudio são realizados através de cabos disponibilizados nas secretárias de professores, onde através de um PC local ou um laptop próprio se podem conectar aos sistema audiovisuais das salas. Dadas as distâncias elevadas entre o local de injeção de sinal de vídeo e a fonte de emissão (projetor) foi ainda necessário recorrer à instalação de emissores e recetores de sinal de vídeo via cabo UTP.

A peça central deste espaço é um painel LED de alta resolução com 7m x 3m em substituição de uma parede de alvenaria. Este painel destina-se à exibição de conteúdos de arte digital, bem como para informações diversas e boas vindas a clientes e visitantes.


Anfiteatros




Os 26 anfiteatros do campus, apresentam uma arquitetura diferenciada havendo duas tipologias em dispersão horizontal. Para estas salas foram implementadas soluções que permitem uma visualização e audição ideias em qualquer ponto dos espaços. Nos anfiteatros de menor dimensão foi definido um sistema de apresentação e vídeo por meio de projeção, bem como um sistema de som composto por 6 a 8 colunas (dependendo da dimensão da sala) encastradas em tetos suspensos. Já para as salas de maior dimensão foram instalados dois projetores, nas laterais dos quadros. Estes projetores foram igualmente selecionados tendo em conta o tempo de vida estimada em 20.000 horas de vida. Uma vez que nesta tipologia de sala o modo de apresentação requer maior mobilidade, a gestão e injeção de fontes de sinal vídeo e áudio são realizados através de cabos disponibilizados através de caixas de parede, onde através de um PC local ou um laptop próprio se podem conectar aos sistema audiovisuais das salas. Nas salas de maior dimensão, forma ainda considerados equipamentos de gestão de sinal devido às múltiplas fontes de distribuições necessárias de gerir, estando a sala igualmente preparada para receber microfones externos caso seja necessário. Dadas as distâncias elevadas entre o local de injeção de sinal de vídeo e projetor(es) foi ainda necessário recorrer à instalação de emissores HDBaseT, conectado diretamente aos projetores, preparados para receber este sinal, minimizando assim um ponto de stress no sistema.


Auditórios




Os 3 auditórios existentes foram igualmente equipados com um sistema de projecção de alta capacidade. Estas salas, por compreenderem uma fachada inteiramente em vidro nas costas da tela de projeção foram equipadas com projetores laser de alta performance e também com telas de projecção desenvolvidas em especifico para fazer face à luz natural traseira. Nestes espaços foram instaladas duas colunas de som de alta capacidade e tecnologia de ponta que permitem uma disseminação de áudio horizontal de 180º e vertical de 75º, permitindo cobrir toda a área com uma dispersão otimizada e um mínimo impacto na arquitetura. Para esta sala foi ainda idealizada e implementado um sistema de áudio interno com microfones sem fios, antes para extensão de alcance e um bastidor para acomodar todos os equipamentos.


Gestão integrada




Os equipamentos de todas as salas estão capacitados com um acesso que permite a gestão e monitorização remotas, ficando a Nova SBE possibilitada de consultar através de mapa interativo a generalidade do estado dos equipamentos, realizar agendamentos, Ligar/Desligar remotamente, monitorizar os equipamentos em estado e alarmística e consultar ainda informação sobre horas de funcionamento, tudo através de aplicação remota desenvolvida especificamente para o projeto.


Painel LED




Adicionalmente aos sistemas fornecidos para as salas de ensino foi ainda instalado um painel de vídeo de grandes dimensões 7m x 4m, em tecnologia LED de alta resolução no núcleo central, com o objetivo de servir como veiculo de comunicação para alunos, professores e visitantes, bem como de suporte a conferencias e grande eventos como foi o caso do evento de inauguração que contou com a presença do presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa. A estrutura deste painel foi adaptada para poder receber inputs diretos em dias de eventos, como por exemplo sistemas adicionais de áudio, bem como receber um palco na parte dianteira, sem que este afete a imagem do painel. Para a gestão diária de conteúdos, foi ainda disponibilizado um software de gestão remota para programação automática de entrada e saída de conteúdos conforme necessidades de comunicação da universidade.






Outros Projetos