Este website foi otimizado para desktop.
Por favor expanda a sua janela de browser.

Todas as Soluções


Todos os Serviços


Usamos cookies para medir tráfego no website. Leia a nossa Política de Cookies.

Está preparado para a transição digital? Conheça o investimento do PRR e as nossas ofertas.

Para fazer face aos desafios da economia, as empresas precisam de dinheiro para apostar na inovação e continuar a trilha da transformação digital. O financiamento público pode ter um papel fundamental neste caminho. Saiba o que prevê o Plano de Recuperação e Resiliência para a Transição Digital e de que forma a Cognitive Technologies pode ajudar o seu negócio.

A necessidade de acompanhar a onda da digitalização e uma maior aposta na requalificação de trabalhadores estão no topo das prioridades dos gestores. Mas a maior dificuldade à realização dos investimentos necessários para fazer essas transformações pode estar no acesso ao financiamento, seja público ou privado.

Segundo o estudo “Digitalização das PME em Portugal: modelos para financiar projetos digitais”, do Banco Europeu de Investimento, só fomentando a inovação e a transformação digital será possível continuar a garantir a sua competitividade e, consequentemente, a do país.

O documento refere que, embora as condições de acesso ao financiamento tenham melhorado ao longo dos últimos anos, é necessário prestar especial atenção ao desenvolvimento dos negócios em setores tradicionais, como são os casos da área da construção, do retalho e da hotelaria, onde o incremento da produtividade continua a ser um desafio a ter em conta, de forma a que Portugal possa, assim, convergir com a média europeia.

Para assegurar a saída da crise pandémica e garantir um futuro resiliente para Portugal, o Governo acaba de apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no qual a transição digital é uma das três áreas onde se prevê uma das maiores fatias do investimento. O PRR vai ser aplicado a áreas muito específicas nos vários eixos do Plano para a Transição Digital, como a educação digital (com 559 milhões de euros), a empresa 4.0 (com 650 milhões de euros), a qualidade e sustentabilidade das finanças públicas (com 406 milhões de euros), a justiça económica e ambiente de negócios (com 267 milhões), e a Administração Pública - Digitalização, Interoperabilidade e Cibersegurança que recebe a maior fatia (com 812 milhões de euros).

Estão alocados a esta área 18% do montante do PRR, com 8 ações de reforma e 17 investimentos. O investimento para transição digital “integra a promoção da digitalização dos negócios por via da aceleração e automação de tomadas de decisão e de execução com base em inteligência artificial, do redesenho de cadeias de valor e de fornecimento, otimizando rapidez e resiliência e da utilização de espaços de dados transsectoriais, suportada em infraestruturas europeias de cloud e edge computing, inovadoras, seguras e energeticamente eficientes, às empresas um reposicionamento dos seus negócios num ecossistema digitalmente avançado”, pode ler-se no documento.

A pandemia demonstrou a necessidade de se dispor de estruturas e redes digitais eficazes que permitam desmaterializar as aprendizagens, as transações e os processos e, quando adequado, possibilitar o trabalho remoto, acelerando, de forma inclusiva, a transformação digital que estava em curso.

A Cognitive Technologies acompanhou todo este processo e, para além de continuar a reinventar a experiência que as marcas e empresas oferecem aos seus utilizadores, criando novas oportunidades de comunicação digital, apresenta uma vasta gama de soluções que visam a modernização do modelo de negócio das empresas, bem como os seus processos de produção, incluindo a desmaterialização dos fluxos de trabalho, a criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços e a incorporação de tecnologias disruptivas nas propostas de valor das empresas.

e conte com a nossa ajuda para construir o seu plano de negócios rumo à transição digital.


Outras Notícias