17 Outubro 2023
Sabemos que, num mercado em constante evolução, ter uma visão transversal é essencial para antecipar tendências e para ajudar quem tem o poder de decisão a definir estratégias de crescimento. Por isso, compilamos um resumo das principais estatísticas da indústria hoteleira que permitem perceber o atual panorama do setor e prever tendências de viagens.
A tecnologia tem um papel cada vez mais preponderante na hotelaria e turismo, permitindo que as empresas se modernizem, não fiquem para trás e se distingam quer pela oferta de experiências inovadoras que a inovação tecnológica permite, quer pela capacidade de resposta às necessidades dos viajantes, cada vez mais informados e exigentes.
Com a popularização dos serviços de booking online, bem como de plataformas de rating, o viajante tem agora um papel muito mais proativo no planeamento das suas viagens.
Se é verdade que este novo paradigma constitui um desafio, é também um mundo de oportunidades para explorar.
O poder dos dados
Os dados estão no centro de qualquer processo de transformação digital, e o turismo não é exceção. Com viajantes cada vez mais bem informados e exigentes, cabe às empresas do setor procurarem conhecer as necessidades deste novo perfil de viajante/turista para poderem responder eficazmente, fechar vendas e fidelizá-los. Tal como os clientes, também elas têm necessariamente de estar bem informadas sobre o que se passa no mercado em que atuam. E aqui o marketing digital e as estratégias multicanal são de extrema importância.
Mais do que nunca, a proatividade e rapidez de resposta no contacto com o cliente, antes, durante e depois da estadia, é vital para garantir uma experiência impactante. Por isso, fornecer informação de forma conveniente é essencial, tanto na escolha do destino como, posteriormente, dos hotéis, restaurantes e atrações turísticas a visitar.
Neste processo, os websites e as apps são ferramentas fundamentais. Trazem valor pela facilidade de uso e mobilidade, e pela possibilidade de integrarem funcionalidades como a georreferenciação, realidade aumentada e virtual e beacons Bluetooth. O utilizador é informado, em tempo real, de oportunidades, alertas e promoções através de push notifications e SMS.
Também os smartphones permitem oferecer experiências personalizadas, como check-in e os pagamentos automáticos, ou abrir a porta do quarto.
Mas não ficamos por aqui!
Experiências impactantes com realidade aumentada e virtual
Apesar de ainda estarem numa fase embrionária, as tecnologias de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) apresentam já um grande potencial na dinamização do turismo.
Várias atrações turísticas estão a disponibilizar visitas virtuais gratuitas nos seus websites, com recurso a realidade virtual, permitindo explorar o local através de ferramentas de visualização 360º. A realidade virtual permite também oferecer ao visitante a possibilidade de interagir remotamente com monumentos, por exemplo, de uma forma que seria impossível fisicamente, para além de dar a conhecer uma cidade ou uma atração à distância.
Já presencialmente, a realidade aumentada oferece também inúmeras possibilidades. Por um lado, pode ser implementada diretamente para experiências específicas, permitindo aos visitantes receber informação relevante de forma semelhante à que seria disponibilizada por um guia turístico, mas com o valor acrescido de uma experiência mais impactante, dinâmica e personalizada.
Com a pandemia foram também desenvolvidas inúmeras soluções tecnológicas, desde simples soluções de bilhética e pagamento contactless até complexos sistemas de gestão de espaços via CCTV (Closed-Circuit Television), que analisam o movimento de pessoas em estabelecimentos – ou mesmo na via pública – de forma a otimizar o planeamento dos espaços e a garantir que as diretivas de segurança são respeitadas.
Atualmente, os sistemas inteligentes de sinalética já estão a ser utilizados à entrada de diversos estabelecimentos comerciais para controlar o fluxo de transeuntes e prevenir a sobreocupação – e mesmo, em alguns casos, para medir a sua temperatura corporal. Do mesmo modo, os quiosques de digital signage na via pública permitem a consulta de informação – pontos de interesse locais, transportes públicos e mapas – através de QR code, dispensando assim o contacto físico com o equipamento.
A tecnologia é, de facto, um aliado das empresas de hotelaria e turismo, não só para fazer frente à atual crise no setor, como também para responder às tendências e à necessidade dos viajantes que, cada vez mais, querem experiências totalmente diferenciadoras.
Ora vejamos alguns dados que podem ajudar a definir a estratégia mais adequada para a sua empresa:
- 1 em cada 4 reservas de viagens será realizada pelo telemóvel até 2024, estima a Euromonitor.
- 70% dos viajantes querem ofertas de viagem personalizadas, de acordo com a Atmosphere Research.
- 90% dos viajantes procuram opções sustentáveis, conclui o Traveler Value Index 2023.
- 66% dos hóspedes estão dispostos a pagar mais quando os hotéis disponibilizam a tecnologia de que precisam, diz o estudo da Hospitality Technology.
- 64% dos hotéis em todo o mundo utilizam motores de reserva, de acordo com o Skift Research Report: Booking Engines, Website Builders, and Direct Booking Tools.
- 67% dos entusiastas de viagens usam o Instagram para encontrar inspiração para novas viagens, avança o Business Insider.
A Cognitive Technologies está atenta a esta realidade e disponibiliza-lhe soluções inovadoras que aceleram a digitalização da atividade turística e tornam os negócios mais competitivos, mas, acima de tudo, mais impactantes. Contacte-nos!